2019-11-21
A Embrapa, com apoio de parceiros, lançará no dia 26 de novembro, em Brasília, uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica e um guia didático para professores sobre consumo sustentável.
As publicações educativas explicam os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dão dicas de como substituir esse hábito por um consumo mais sustentável. A iniciativa faz parte de projeto apoiado pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa, em parceria com o WWF Brasil, e com a colaboração do Instituto Maurício de Sousa.
"Ao longo de décadas e em parceria com várias instituições, a Embrapa tem atuado em melhoramento genético para aumentar a produção de alimentos em 10, 15%. Mas poderia aumentar a disponibilidade em até 40%, no caso de frutas e hortaliças, por meio da redução de perdas pós-colheita e do desperdício no ponto de venda e junto ao consumidor", diz o presidente da Embrapa, Celso Moretti. Segundo entende, o ideal é atuar nas duas pontas, por isso a importância das parcerias proporcionadas pelos Diálogos Setoriais para enfrentamento conjunto do problema do desperdício.
O Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, avalia que a iniciativa dá continuidade às ações conjuntas da UE e do Brasil contra o desperdício de alimentos, atende à necessidade de ampliar a conscientização sobre o desperdício de alimentos entre os consumidores jovens no Brasil e tem perfeito alinhamento com o programa de Economia Circular da Comissão Europeia, a ser intensificado no âmbito do novo Acordo Verde Europeu, no contexto do uso sustentável dos recursos naturais e da luta contra as mudanças climáticas. "A iniciativa Diplomacia Climática de 2019 da UE se concentra em iniciativas para jovens, um público fundamental a ser educado para construirmos um futuro sustentável", afirma.
As publicações terão tiragem impressa e serão disponibilizadas gratuitamente em formato digital. Para dar início à divulgação, dois dias de campo do programa Embrapa & Escola serão realizados em Rio Branco (AC) e Aracaju (SE), nos dias 22 e 28 de novembro, respectivamente, quando também ocorre a fase final do Concurso de Inovação Horta & Escola, atividade coordenada pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), com apoio dos Diálogos Setoriais.
Projeto
A Embrapa atua com parceiros em ações de educação para mudança comportamental de desperdício de alimentos por meio da iniciativa Sem Desperdício, lançada em 2016 por Embrapa, WWF Brasil e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
O projeto apoiado pela UE está alinhado com essa campanha e foca na educação de jovens estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio. Nascida como uma campanha de comunicação para conscientizar o público urbano sobre o desperdício de alimentos, o #SemDesperdício despertou o interesse da Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA), e, por meio dos Diálogos Setoriais, atividades de pesquisa e de apoio a políticas públicas têm sido promovidas desde 2017.
Para 2020, Embrapa e WWF Brasil planejam novas ações para disseminar os conteúdos educativos das publicações que estão sendo lançadas. A iniciativa está alinhada com a meta 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelece a redução pela metade das perdas e desperdício de alimentos até 2030.
Estudo
Pesquisa recente da Embrapa e Fundação Getulio Vargas, viabilizada pelos Diálogos Setoriais, aponta que a família brasileira desperdiça, em média, 128 kg de alimentos por ano. Para o analista Gustavo Porpino, coordenador do projeto nos Diálogos Setoriais, reduzir o desperdício no final da cadeia agroalimentar é um processo de mudança cultural que demanda ações contínuas de educação. "O desperdício nas famílias é um hábito enraizado na cultura de consumo latina e, para termos impactos positivos, podemos começar educando nossos jovens e capacitando professores, que são importantes agentes no processo de mudança cultural", destaca.
Premiação
Alunos do ensino fundamental, médio e técnico do DF e entorno foram convidados a participar do Concurso de Inovação Horta & Escola, a partir da formulação de propostas inovadoras referentes à produção sustentável e ao estímulo ao consumo de hortaliças. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com CNPq e DELBRA.
Os projetos vencedores no segmento ensino médio e técnico ganharão bolsas de iniciação científica. Já as propostas escolhidas dentro do segmento ensino fundamental receberão medalhas, certificados e livros. O concurso promovido pela Embrapa Hortaliças integra a segunda edição da Feira de Ciência e Tecnologia "Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência", que será realizada entre os dias 25 e 29 de novembro na sede da Embrapa.
Serviço
• Lançamento de revista e guia didático sobre consumo sustentável
Data: 26 de novembro de 2019
Horário: 8h30
Local: Hall da sede da Embrapa, recepção principal
Endereço: Parque Estação Biológica, PqEB, S/N - Av. W3 Norte (final)
Fontes para a imprensa:
O embaixador de UE no Brasil, Ignácio Ybañez, e o presidente da Embrapa, Celso Moretti, estarão à disposição para atendimento à imprensa no dia 26/11 às 9h, na sede da Embrapa, quando serão lançadas as publicações educativas.
Os analistas da Embrapa Gustavo Porpino, coordenador do projeto nos Diálogos Setoriais UE – Brasil, e Henrique Gianvecchio, coordenador do concurso de inovação Horta & Escola, também poderão atender demandas da imprensa.
06/12/2019
Seminário apresenta evidências científicas da efetividade do Housing First para população em situação de rua
04/12/2019
Abertura de seminário internacional celebra parceria UE-CNMP em iniciativas para a prevenção à violência doméstica
03/12/2019
União Europeia e Brasil na Construção de Sistema de Avaliação da Deficiência
29/11/2019
Revista da Turma da Mônica contra desperdício de alimentos é lançada em Aracaju
© 2017- Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais. Financiada pela UE.